São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pastora luta contra pastores

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A pastora Ilda Viana, 50, abriga na sua casa-templo, na zona leste de de São Paulo), a igreja "A Palavra de Deus de Guaianazes".
No bairro, ela enfrenta uma hiperconcorrência. A disputa começa na mesma rua, onde também funciona outro microtemplo, a igreja evangélica "Prepara-te".
Somente em Guaianazes, uma das áreas mais pobres da cidade, a pastora tem pelo menos 15 concorrentes.
Ela fundou a sua igreja há oito anos, quando trabalhava em um salão de beleza e recebeu uma "luz" de Deus.
Dura na disciplina, Ilda ensina ao seu rebanho de 20 fiéis até mesmo como sentar corretamente. Das moças, exige roupas sérias, que não despertem para o sexo.
Destemida, fez fama por enfrentar os pastores. "Eles não admitem mulheres no comando de uma igreja", diz. "Estou provando que isso é possível".
Tudo que ela faz é decidido por uma espécie de sorteio bíblico.
Para saber se permitiria ser fotografada pela Folha, por exemplo, mandou abrir a Bíblia em uma página, aleatoriamente, e leu um versículo do profeta Isaías.
Dependendo do teor, permitiria ou não a foto. O texto dizia: "Os caminhos de Deus são retos, mas os seus caminhos são torcidos".
Nada feito. Disse que sentia muito, mas a foto ficaria para uma outra oportunidade.
(XS)

Texto Anterior: Chique, templo reúne "evangélico de grife"
Próximo Texto: Crente vira 'militante de sua fé'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.