São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Von Helder lança livro sobre o 'chute'

Pastor admite ter faltado ética

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

Em livro que será lançado nos próximos dias, o bispo Sérgio Von Helder, da Igreja Universal do Reino de Deus, afirma que pode não ter sido "ético suficiente" ao "tocar" com as mãos e pés em uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Ele diz ter chegado a essas conclusões pelo fato de o episódio "estar sendo transmitido por um canal de TV, que é concessão do Estado" e por ter utilizado "um símbolo religioso oficial da Igreja Católica".
O episódio ocorreu no último dia 12, durante programas transmitidos pela rede Record, de propriedade da Igreja Universal.
No livro, Von Helder nega que tenha chutado a imagem. Afirma que apenas tocou com os pés para mostrar que a mesma era de gesso.
A preocupação em procurar negar os chutes gerou uma mudança no título do livro, que iria chamar-se "Por que 'Chutei' Aparecida". O novo título é "Por que Toquei na Aparecida".
O livro, de 48 páginas, custará R$ 5,50 e será publicado pela Editora Gráfica Universal, que pertence à Igreja Universal.
O texto é uma espécie de defesa prévia de Von Helder. Ele foi indiciado em inquérito policial que o acusa de aviltar objeto de culto.
O bispo classifica sua atitude de "impensada" e diz que o ato "foi desastroso nas suas consequências". Na primeira parte do livro, Von Helder procura descaracterizar o episódio como "chute", "agressão" ou "xingamento".
Afirma também que ao classificar a imagem de "feia" não estava levando em conta sua cor "marrom ou escurecida" (ele chegou a ser acusado de racista pelo comentário).
Von Helder acusa a Rede Globo de tentar, com o episódio, "provocar uma verdadeira comoção nacional". Diz também que a emissora busca cassar a concessão da TV Record.
Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho, vice-presidentes da Globo, não foram encontrados ontem pela Folha, que telefonou às 18h45 para seus gabinetes. Na última parte do livro, Von Helder critica a veneração dos santos e o culto a imagens.

Texto Anterior: Ex-comunistas se aliam aos evangélicos
Próximo Texto: Covas ataca afirmações de ministro da Agricultura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.