São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
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Jornalista faz análise da comunicação do PT

LUIS HENRIQUE AMARAL
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT não conseguiu se comunicar com a população quando ocupou a Prefeitura de São Paulo.
A conclusão é do jornalista Fábio Cypriano, autor da tese "A Comunicação na Contramão", que analisou a estratégia de comunicação da gestão Luiza Erundina (1989-92).
Ele baseou sua análise na campanha de marketing da tentativa de implantação da "tarifa zero".
Pelo projeto, as passagens de ônibus não seriam cobradas. O custo seria coberto por um aumento de 600% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Na época, houve intensa polêmica sobre o projeto, e a prefeitura acabou desistindo.
Para o autor, as qualidades da gestão Erundina deixaram de ser compreendidas pela população pela deficiência na área de comunicação.
"As melhorias no transporte, por exemplo, não foram eficientemente divulgadas", diz ele.
Na gestão Erundina, Cypriano foi assessor de imprensa do vereador Francisco Whitaker (PT), então líder da prefeita na Câmara.
O autor divide a área de comunicação de Erundina em dois momentos. O primeiro durou poucos meses, com o jornalista Perseu Abramo à frente da Secretaria de Comunicação, usando um esquema típico dos antigos partidos de esquerda -"boletins oficiais" e longos discursos.
O segundo foi comandado pelo jornalista Francisco Malfitani. "Essa fase foi marcada pelas leis do marketing, sem preocupação política", diz Cypriano.
Para o autor, o gestão petista fracassou ao não conseguir uma "comunicação petista", que informasse e, ao mesmo tempo, tivesse caráter ideológico.

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