São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as novidades em proteção para motos

LUCIANO SOMENZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Assim como os automóveis, as motocicletas também podem receber equipamentos que dificultam a ação de ladrões.
Recentemente chegou ao mercado um tipo de alarme, para ser instalado em motos, que não exige acionamento manual do piloto.
O New Key -ou "nova chave", em inglês- e o Scorpion são sistemas que cortam a ignição da moto -ou acionam uma sirene em caso de violação do veículo- quando o piloto se afasta cerca de cinco metros.
Isso significa que a moto pára de funcionar no caso de alguém levá-la com o equipamento de segurança ligado.
Os equipamentos são acionados por meio de um sensor -do tamanho de uma caixa de fósforo- que o usuário leva no bolso. Com o afastamento, o sensor "avisa" o sistema instalado na moto, sem necessidade da interferência do motociclista.
"É um equipamento útil numa situação em que o motociclista é assaltado no trânsito e não lembra, ou demora muito, para acionar um sensor convencional", afirma Nilson Cupersmid, proprietário da Sherlocck Automotiva.
Se o usuário preferir os alarmes convencionais, acionados por um sensor manual, há vários disponíveis no mercado (veja alguns preços no quadro abaixo).
O Centauro, por exemplo, tem a vantagem de ser acionado em um raio de até 130 metros da moto, distância maior que os tradicionais, de até 60 metros.
Junto com as engenhocas eletrônicas de segurança, há as travas e cabos de aço instalados no disco de freio ou na bengala -parte da suspensão que sustenta a roda.

Texto Anterior: Feira traz detalhes de novos carros
Próximo Texto: Polícia recomenda parar em garagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.