São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wine Experience consome 19 mil garrafas de bebida em sua 14ª edição

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A 14ª edição do evento Wine Experience -encontro dedicado a eno-gastronomia ocorrido entre 26 e 28 de outubro no Marriott Marquis Hotel, em Nova York- reuniu mais de mil pessoas em torno de um programa que incluiu palestras, seminários, almoços e degustações.
Durante as degustações, foram servidos cerca de 53 mil copos de vinho (total de 19 mil garrafas da bebida durante o evento).
Os temas abrangeram desde a relação entre beber moderadamente e saúde à combinação de vinhos com os sabores peculiares da culinária asiática.
Foram degustados os dez melhores vinhos do ano passado, selecionados pela revista norte-americana "Wine Spectator", organizadora do evento.
Entre eles, destaque para dois californianos 92: um chardonnay da Ferrari-Carrano e o tinto Zinfandel Pagani Ranch Late Picked da Ridge.
A Mõet Chandon apresentou uma bela série de safras (88, 85, 82, 76, 75, 73, 69 e 64) do seu melhor champanhe, o Dom Perignon, apresentada pelo enólogo da casa, Richard Geoffroy.
Brilhou no painel a safra 64: rica e complexa, com excelente equilíbrio, textura delicada e sabor longo e elegante.
Tim Mondavi ("winemaker da vinícola americana Mondavia) e Patrick Leon (enólogo do Chateau Mouton-Rothschild) conduziram a primeira degustação vertical -mesmo vinho de diferentes safras- do Opus One, um tinto californiano que as duas firmas elaboram em sociedade. As amostras revelaram um Opus um tanto austero nas safras de 79, 82, 84, 86, 88 e 89 e mais amplo e frutado em 85 (a melhor delas), 90, 91 e 92.
O encerramento correu por conta de outra degustação vertical: a do Chateau Haut-Brion, um dos melhores "crus da região francesa de Bordeaux. Jean Delmas, responsável pela modelagem destes tintos, apresentou uma estupenda coleção com exemplares recentes (os sensacionais 89 e 90) e mais antigos do Haut-Brion -como os 70, 66 (belíssimo vinho, profundo e bem estruturado) e 61.
Cerca de 200 renomados produtores do mundo inteiro ofereceram alguns dos seus melhores vinhos (Chateau Margaux, Gruaud-Larosse e Lynch Bages ofereceram a fantástica safra 90 dos seus tintos). Entre os champanhes, pôde ser degustado o raro Salon "Le Mesnil.
Quem não conseguiu assistir o evento de 95, mas gostou do programa, terá sua oportunidade no ano que vem, nos dias 16 e 17 de outubro, em San Francisco (Califórnia).

Texto Anterior: Prazer se resume a fazer um bife com batatas e um pouco de glamour
Próximo Texto: PORTUGAL; PERDIZ 1; PERDIZ 2; ESCARGOT; NOVELA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.