São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede reúne dados sobre a cultura

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

Talvez Glória Perez não saiba disso, mas não é só na novela das oito que os ciganos frequentam a Internet.
Nas páginas de informação da Romani Rights Web (http://www.metro.turnpike.web/R/tracy/romright/rrwmain.html), por exemplo, ficamos sabendo que a denominação "cigano" não é politicamente correta. A RRW prefere "romani", por não estar associada à visão popular da etnia, frequentemente pejorativa.
Na RRW encontra-se informações sobre história, cultura popular, cursos e até uma newsletter sobre discriminação de ciganos.
Além disso, este endereço é uma excelente porta para uma quantidade surpreendente de informação sobre organizações ciganas.
Outra organização é a Association of Gypsies/Romani International, de cunho religioso (http://www.niia.net/customers/agri/agri.html).
Nesta associação há até mesmo um endereço eletrônico para aqueles que quiserem assinar uma petição para incluir uma nação cigana na ONU (helpdesk unicc.org).
Na Gipsy Lore Society há um índice de endereços relacionados a tradições ciganas na Internet, além de bibliografias de estudos acadêmicos e cursos sobre o tema.

Texto Anterior: Grupos deixam vida nômade
Próximo Texto: Crimes menos graves terão punição mais rápida e leve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.