São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos farão campanhas pelos DRAs

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

Vários bancos, principalmente os de varejo, devem começar a reforçar as campanhas para captação em DRA (Depósito de Reaplicação Automática), estimulados por circular do BC que concedeu a liberdade de remunerar o produto com ágio ou deságio em relação à TBF (Taxa Básica Financeira).
Para os bancos, o DRA representa redução de custos em relação ao CDB de 30 dias, pois uma única operação garante recursos em caixa por três meses.
O investidor, contudo, deve ter cautela redobrada com essa aplicação. Como a TBF, que remunera o DRA, é calculada data-a-data, igual à poupança, em alguns dias ocorrem discrepâncias que dificultam a comparação com o CDB.
Às vezes o ganho nominal da TBF parece maior que o do CDB, mas nem sempre isso é verdade. Quando há uma diferença de dias úteis entre o CDB e a TBF é preciso fazer um ajuste para tornar as duas taxas equivalentes. No começo de outubro, mesmo depois do acerto, a TBF rendia mais que o CDB médio, mas ao longo do mês a situação se inverteu.
No dia 02/10, o CDB (com 21 dias úteis) pagava 2,98% ao mês, enquanto a TBF (um dia útil a mais) prometia 3,1423% até o primeiro aniversário. Depois do ajuste para 21 dias úteis, mostrou 3%.
Uma aplicação em CDB no dia 09/10 embutia juros de 2,80% por 20 dias úteis, e a TBF, 2,91%, mas para 21 dias úteis. Calculada a equivalência para igual período do CDB (20 dias úteis), a rentabilidade da TBF caiu para 2,77%.
Há dias em que a TBF embute 19 dias úteis, e o CDB, 20. Nesse caso o efeito é diferente.
Outro cuidado é com o deságio. A maior parte das instituições paga menos que a TBF para valores baixos. Volumes elevados conseguem, no máximo, a TBF plena.

Texto Anterior: RAIO X DA EMPRESA
Próximo Texto: Curto prazo em alta, mas por pouco tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.