São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque deve impulsionar vendas na região

DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro fruto do Bairro Panamby é o Parque Burle Marx, resultado de um acordo inédito entre o fundo de investimentos imobiliários Panamby, que detém o terreno, e a Prefeitura de São Paulo.
Com 138.279 m2, será o primeiro parque da capital paulista administrado pelo setor privado.
O fundo doou a área e pagou a sua implantação em troca da autorização para levar em frente o Bairro Panamby.
Os custos de manutenção e segurança serão bancados pela Fundação Aron Birmann, ligada à construtora Birmann -que vai construir na região.
Com isso, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, calcula que a prefeitura vai economizar R$ 800 mil por ano -o custo de manutenção de um parque como esse.
Esse acordo tem muito menos relação com filantropia do que com uma oportunidade de fazer um bom negócio.
"O Parque Burle Marx vai valorizar o Bairro Panamby", diz o próprio Zulauf.
Por outro lado, ele explica que essa foi uma maneira de garantir a conservação do lugar. "Nem sempre a prefeitura dispõe de recursos suficientes", afirma o secretário.
Zulauf diz que a prefeitura estabeleceu parâmetros para a manutenção do parque e fiscalizará se eles estão sendo seguidos.
Além do parque, a prefeitura paulistana também recebeu uma área de 24 mil 2, onde será construído o Hospital do Fígado.
Burle Marx
Inaugurado no dia 1º de outubro, o Burle Marx será um parque "contemplativo", apenas para passeios e observação da natureza.
O único esporte que será tolerado em seus limites é o jogging (corrida lenta para fins de condicionamento físico).
O centro das atenções é um jardim projetado na década de 50 por Roberto Burle Marx (1910-1994), considerado o maior paisagista brasileiro.
Burle Marx foi o responsável por projetos de paisagismo famosos, como os do parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo), do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e da sede da Unesco, em Paris.

Texto Anterior: Como adquirir um imóvel com total segurança
Próximo Texto: Área pertenceu a "playboy"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.