São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Inteligência artificial é expressão metafórica'

NILSON JOSÉ MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A palavra inteligência vem do latim, "inter" e "legere". Cícero, mais ou menos cem anos antes de Cristo, fabricou essa palavra inspirado numa palavra grega de Aristóteles, que é "dianóia".
O significado inclui "escolher entre", "ler entre", porque o legere também é ler, mas na palavra grega "dianóia" há a idéia de plano, projeto. A palavra projeto é especialmente fecunda, importante para se associar à idéia de inteligência. (...)
Inteligência artificial é uma expressão metafórica, não pode ser encarada a não ser como uma expressão metafórica. Pensar num cartão inteligente ou numa porta inteligente no sentido humano me parece delírio.
Um corpo biônico que dirigisse um automóvel teria vontade? Teria projetos pessoais? A idéia de inteligência está muito associada à idéia de ter projetos, projetos de vida. (...)
Idéias mestras como, por exemplo, pensar que os homens nascem iguais, não são atingidas por um banco de dados, não se chega a essa idéia pela via empírica de acumular dados ou por qualquer algoritmo.
Essa é uma idéia mestra, uma idéia inicial como outras, como outros valores iniciais e os projetos são arquitetados a partir desses valores. (...)
As tecnologias e informáticas têm conduzido estruturalmente a uma situação de desemprego, uma situação de problemática para o ser humano de uma maneira geral. Não é que isso seja inevitável ou que essas tecnologias tenham que ser evitadas. Mas sem mexer, sem alterar um quadro de valores, isso é mais ou menos inevitável. É preciso mexer antes na questão dos valores. (...)
A inteligência durante um bom tempo no início do século 20 foi associada diretamente a medida e a quociente de inteligência, uma grandeza que se mede associada a indivíduos.
Hoje a palavra inteligência está muito mais associada a sistemas inteligentes do que a indivíduos inteligentes. Há uma grande vertente atual da epistemologia que associa a idéia de inteligência ao coletivo.

Texto Anterior: Andróides e supercomputadores
Próximo Texto: 'Racionalidade capitalista leva à exclusão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.