São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

um sátiro moderno no museu

JOÃO PEDROSA

O artista norte-americano Matthew Barney, 28, mostra hoje em São Paulo um filme chamado "Cremaster 4" na exposição "Das Américas".
É a segunda vez que Barney expõe no Brasil. Seu filme se passa na "ilha de Man", à beira e no fundo do mar, e mostra o autor mais animal do que humano, como um ex-sátiro, numa profusão de imagens surrealistas que envolvem fadas, elfos, motociclistas e outros elementos visuais.
Essa "ilha do Homem" parece ser o ambiente idealizado por ele para discutir sexualidade, erotismo e o papel que estes exercem na sociedade.
Barney, também conhecido pelas suas esculturas, vídeos e instalações, trabalha em seu filme a representação do corpo como tema, mas um corpo metafórico, que nega a história e desloca ou tensiona os significantes dessa tradição. "Cremaster 4" mostra que o cinema, um meio tão banalizado hoje em dia, pode ser explorado como arte.
J.P.

FICHA
Das Américas. Masp: av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, região central. Tel.251-5644. Terça a domingo: 11h/18h. Ingresso: R$ 3. Quinta (grátis): 11h/20h. Até 10 de dezembro.
Cremaster 4. Masp/pequeno auditório: hoje, domingo, 12; 16h.

Texto Anterior: cada cabeça um mundo
Próximo Texto: duas caras da viagem ecológica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.