São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995 |
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Como montar uma rotisseria? Roberto José Batista e Elisabete Maria Araújo, SP Apesar de aparentemente simples, a montagem de uma rotisseria deve ser planejada com cuidado. O empreendedor precisa conhecer os consumidores, fornecedores de equipamentos e de matéria-prima. A área da loja deve ter 60 m2, sendo 40 m2 para a cozinha e depósito e 20 m2 para o salão de atendimento. O investimento varia entre US$ 20 mil a US$ 30 mil, para os equipamentos (veja quadro abaixo) e capital de giro. Além do custo com o investimento, é preciso prever os gastos de funcionamento (aluguel, honorários do contador, tarifas públicas, gastos com conservação, transporte e gás). Além dessas despesas, devem ser computados os gastos com pessoal, encargos sociais e custos de produção (matéria-prima para produzir as refeições e embalagens). A margem de lucro varia entre 8% e 20%. O retorno do investimento fica em 8 a 16 meses e o grau de risco é médio. A linha básica de uma rotisseria é constituída, geralmente, de oito a dez pratos quentes (massas, carnes, arroz, peixes, legumes etc.) e 12 a 15 tipos de saladas e pratos frios. Nos seis primeiros meses de funcionamento, a produção diária deve ser estimada entre 20 e 40 quilos de alimentos. As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae. Texto Anterior: Rede italiana diversifica linha Próximo Texto: Reciclar plástico é uma opção lucrativa Índice |
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