São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
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Carro médio é vendido com descontos

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O segmento dos carros médios básicos, categoria logo acima dos "populares", está com bons descontos -de até 15%- para o consumidor, na compra à vista.
Há alguns meses, quando o mercado estava aquecido, a maioria dos carros médios -Gol CL, Escort GL, Corsa GL, Logus CL, Pointer CL e Kadett- era vendida a preços acima da tabela sugerida pelas montadoras.
Os médios eram uma boa opção para fugir do ágio dos "populares". Com motor mais potente, não custavam muito mais.
Mas o panorama mudou: com o mercado em baixa, as vendas despencaram e nem as promoções feitas pelas montadoras reduziram os estoques, que em outubro alcançaram 149.013 unidades, 10% a mais que em setembro.
Com isso, todos os carros médios podem ser encontrados com descontos em relação ao preço sugerido pela montadora. Esses descontos variam de 3%, para o Corsa GL, a 15%, para o Escort GL 1.6.
O carro médio da Ford custa na tabela R$ 16 mil e é encontrado no mercado por R$ 13,6 mil.
O Gol também tem um bom desconto. No final de 94, quando foi lançada, toda a linha Gol era vendida com valores 20% acima do preço de tabela. Hoje, um Gol CLi 1.6 pode ser encontrado por R$ 13,8 mil, 11% abaixo do preço sugerido pela VW (R$ 15,5 mil).
Concorrência
Para Vitório Rossi Júnior, diretor-comercial da concessionária Primo Rossi (VW), o aumento da produção das montadoras e o grande estoque de importados aumentaram a concorrência no segmento e os preços tiveram de cair.
Mas ele acredita que os descontos vão diminuir nos próximos dois meses. "É uma questão de sobrevivência", lamenta.
Naul Ozi, diretor de marketing da Sopave, também acredita que os descontos vão cair. "Além das férias coletivas, que reduzem o estoque, o aumento das vendas no fim do ano vai elevar os preços para o consumidor", prevê Ozi.
A verdade é que por mais que os carros médios tenham seu público, os "populares" roubaram muitos de seus consumidores.
Uma prova disso é que a Fiat, atendendo a uma demanda do mercado, direciona a carroceria do Uno quatro portas para os Mille EP e i.e., deixando o Uno CS num segundo plano.

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