São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
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Pedágios do Estado serão eletrônicos a partir de 96

DA REPORTAGEM LOCAL

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) começou ontem a operar, em caráter experimental, um pedágio eletrônico no km 33 da Rodovia Castelo Branco, que liga a cidade de São Paulo à região oeste do Estado.
O pedágio eletrônico, batizado de IAV (Identificação Automática de Veículo), possibilita a cobrança da tarifa sem que o carro precise parar para fazer o pagamento.
O IAV funciona com um equipamento chamado transponder, que é um disco com cerca de dez centímetros de diâmetro.
O dispositivo pode ser acoplado no vidro dianteiro, no pára-choque ou no chassi do carro.
Uma antena instalada no pedágio identifica a passagem do carro a até 60 km/h.
O pagamento da tarifa pode ser antecipado, por meio de desconto em conta corrente bancária ou de cartão de crédito.
Os carros que não tiverem o transponder e passarem pelo pedágio eletrônico serão fotografados e multados.
Segundo o secretário estadual dos Transportes, Plínio Assmann, a partir de fevereiro do próximo ano os pedágios eletrônicos começarão a ser implantados em definitivo em todas as rodovias do Estado.
A implantação começará pelas estradas administradas pelo DER e será expandida depois para as estradas da Dersa.
No total, serão colocados 28 pedágios eletrônicos nas estradas do Estado.
Por enquanto, apenas 180 veículos -pertencentes a duas empresas de ônibus e a uma empresa de transportes- têm os equipamentos para o teste que está sendo feito em duas cabines de IAV instaladas na rodovia Castelo Branco.
Segundo ele, os pedágios eletrônicos vão diminuir as filas nos pedágios e baratear o custo de operação.
Hoje, cerca de 20% de tudo o que é arrecadado nos pedágios do DER é destinado à manutenção dos próprios pedágios.
Segundo o secretário, o tempo de cobrança do pedágio, que atualmente é de 12 segundos por carro, em média, na rodovia dos Imigrantes, poderá ser feito em frações de segundo com a nova tecnologia.
Os transponders devem custar cerca de R$ 15 cada um e poderão ser vendidos para os donos de carros em esquema de consignação, ou seja, poderão ser devolvidos.
Segundo o secretário, a implantação do sistema de pedágios eletrônicos já está prevista nos editais de concorrência para a concessão da operação das rodovias do Estado a empresas privadas, que cuidarão da manutenção e ficarão com a renda dos pedágios.

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