São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simpósio na Unicamp revela corante natural

DA FOLHA SUDESTE

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) está desenvolvendo um corante natural extraído do buriti (uma palmeira) que promete revolucionar a indústria de alimentação nos próximos anos.
Pesquisadores da FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos) descobriram que o fruto do buriti, de polpa alaranjada, é a fonte mais rica que se conhece do pigmento natural betacaroteno.
Além de um potencial de pigmentação dez vezes maior que o da cenoura, por exemplo, o buriti tem valor vitamínico.
A pesquisa foi anunciada ontem, no primeiro dia do Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos, que termina na próxima quinta-feira.
Segundo a coordenadora do simpósio, professora Gláucia Pastore, um dos principais objetivos do evento é a interação entre trabalhos científicos com potencialidade de aplicação a médio, curto e longo prazo com as indústrias.
A Unicamp está buscando parceria com empresas para tornar viável a produção em escala industrial do corante de buriti.
No simpósio, cerca de 800 pessoas vão assistir a palestras de 20 cientistas de 13 países e conhecer 274 trabalhos sobre as últimas tendências mundiais no assunto.

Texto Anterior: Socióloga analisa modelos de 'escola democrática' em dissertação
Próximo Texto: Manifestantes se encontram com sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.