São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça os serviços de resgate

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Ter o carro quebrado na estrada durante uma viagem de férias ou até no trânsito urbano não é uma situação desejada por ninguém. Mas é preciso se prevenir.
Por isso, todo motorista deve saber como evitar e como proceder nesses casos (leia textos abaixo).
A melhor maneira de evitar que seu carro quebre quando menos se espera e de minimizar a chance de um acidente é fazer a manutenção periódica do motor, da parte elétrica e do sistema de freio.
Numa rápida passagem num auto-elétrico, é possível verificar e resolver os problemas. "Em menos de dez minutos eu vejo se o carro precisa de reparos na parte elétrica", garante o mecânico Albino Lopes Carvalho, dono do auto-elétrico Albino.
A bateria é o principal componente do sistema elétrico. É ela que armazena a energia.
O alternador também requer cuidados, pois ele é responsável pela alimentação da bateria.
O nível da solução da bateria deve ser verificado semanalmente e completado com água destilada.
Verifique também se os cabos e terminais nos pólos não estão soltos. Para evitar uma descarga excessiva, evite equipar o carro com muitos acessórios elétricos e não os use, por muito tempo, com o motor desligado.
O alternador deve ser revisado pelo menos uma vez por ano. A manutenção consiste na troca das escovas que transmitem a corrente elétrica. Quando gastas, deixam de carregar a bateria.
Para evitar pane do motor são necessários dois cuidados básicos: manter o radiador com água e verificar as trocas de óleo.
Em viagens longas e em dias quentes, o motor fica muito vulnerável ao superaquecimento e pode fundir. Por isso, o radiador, responsável pela refrigeração do sistema, deve estar com o reservatório de água e aditivo sempre cheio.
O óleo do motor deve ser verificado a cada 3.000 km ou como recomenda o manual do proprietário.
O sistema de freio deve passar por uma revisão a cada 10 mil km. Não basta só verificar a pastilha. A checagem deve ser de todo o sistema: lona, disco e fluido.

Texto Anterior: Fiat reduz preço de peças e serviços; Senai oferece curso básico de mecânica; O NÚMERO; Pilotos lançam livro sobre "Paris-Dakar"; Michelin traz pneu radial sem câmara
Próximo Texto: Local deve ser bem sinalizado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.