São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT e MST pedem demissão de Andrade Vieira

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) começaram uma campanha pela demissão do ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira (PTB).
"O Andrade Vieira está articulando os conservadores contra o Incra e o Planalto", afirmou João Pedro Stedile, líder do MST.
"A única explicação para ele ficar no governo é que o Bamerindus deve ter dado muito dinheiro para a campanha do Fernando Henrique", acrescentou Stedile, referindo-se ao banco de propriedade de Andrade Vieira.
Para o dirigente dos sem-terra, o ministro da Agricultura é hoje o maior "inimigo" da reforma agrária e dos sem-terra.
Stedille acusou Andrade Vieira de articular com os "conservadores do Judiciário" e de incitar a violência da PM do Paraná em recente conflito com os sem-terra daquele Estado.
O presidente do PT, José Dirceu, também pediu a saída de Andrade Vieira do ministério.
"O ministro está eticamente impedido de continuar depois que ficou claro que a medida provisória da fusão dos bancos beneficia o Bamerindus, que está em sérias dificuldades", opinou Dirceu.
O PT e o MST avaliam que Andrade Vieira, mesmo depois de perder o controle do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), manteve-se como o aglutinador dos interesses contrários à reforma agrária.
Ainda de acordo com PT e MST, o momento político é favorável à pressão contra Andrade Vieira por dois motivos: a luta pela reforma agrária estaria começando a deixar o confinamento político a que era submetida e, também, o ministro enfrentaria agora dificuldades políticas por causa de sua situação como empresário.
"Se o Andrade continuar, o governo vai passar para a sociedade que o que ele faz com a mão esquerda o ministro desmancha com a mão direita", disse Dirceu.
Stedile ameaçou o governo, pelo que chamou de lentidão na reforma agrária. "Podem surgir movimentos sociais sem controle de ninguém", declarou.

Texto Anterior: Rainha se escondeu no Pontal
Próximo Texto: Secretário tenta contornar atrito com Brizola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.