São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Poder Para o Povo Preto' lança Pelé à Presidência

Candidatura é defendida por movimentos negros do MS

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

PPPP (Poder Para o Povo Preto). É com essa sigla que o Instituto Cidadania e Unidade e o Conselho de Defesa do Direito do Negro do Mato Grosso do Sul querem lançar Pelé à Presidência da República.
Aparício X, presidente do Conselho, diz que "os pretos querem o poder" (ele rejeita a expressão negro). Pelé, afirma, é o nome indicado.
Indicado, é lógico, por ser negro. Mas também por ser empresário de sucesso, por ser conhecido no mundo todo e por ter espírito público, diz.
Para Valter Brito, do Instituto Cidadania, a candidatura do atual ministro dos Esportes é apenas uma questão de tempo.
A candidatura de Pelé, acreditam seus primeiros cabos eleitorais, ajudaria a livrar as comunidades negras da opressão. O ministro afirmou na terça-feira que negros devem votar em negros.
"Os pretos estão na cozinha e os brancos estão na gerência, e é isso que nós queremos mudar", diz Aparício.
Para mudar, eles defendem novas leis. Segundo os idealizadores do PPPP, um presidente negro teria obrigação de propor, por exemplo, leis sobre cotas para negros na universidade.

Texto Anterior: Senador reage a críticas feitas por Brizola
Próximo Texto: Escuta telefônica derruba assessor de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.