São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Italianos também dão 'gafes'

ESPECIAL PARA A FOLHA

Não é só no Brasil que os bacharéis em direito dão respostas absurdas nos testes. Na Itália, exames de conclusão do curso de direito revelam a falta de conhecimento dos recém-formados.
O professor Luiz Olavo Baptista, da Faculdade de Direito da USP, encontrou alguns exemplos reunidos numa publicação italiana chamada "Contratto e impresa".
Num deles, o professor pergunta ao aluno: "Quando um contrato é inválido?". Ele responde: "Quando é um ato de alienação". O professor, curioso, insiste: "Mas por quê?". "Porque é um ato de um louco", diz o aluno.
Algumas respostas chegam até a ter uma certa carga erótica. É o caso de uma aluna que, instada a falar sobre os vícios da vontade (defeitos que invalidam um ato jurídico), é indagada sobre qual deles prefere. Olhando fixamente nos olhos do examinador, a candidata responde: "A violência física, professor".
Há outras diretas, em que o candidato não deixa dúvidas quanto a seu desconhecimento total a respeito da matéria:
"Pergunta: Quando é que um contrato é simulado?
Resposta: Quando é falso.
Pergunta: O que é um direito real (propriedade, por exemplo)?
Resposta: Um direito que existe.
Pergunta: Defina o casamento.
Resposta: O casamento é a união entre duas ou mais pessoas."

Texto Anterior: Exame muda no próximo ano
Próximo Texto: Manutenção do Ibirapuera preocupa leitora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.