São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame muda no próximo ano

ESPECIAL PARA A FOLHA

No final de 1996 muda o exame da OAB-SP. Isso porque o número de inscritos no exame deverá triplicar, passando dos atuais 6.000 para algo em torno de 18 mil.
A razão é o fim do exame de comprovação de estágio realizado pelas faculdades de Direito, determinado pelo atual Estatuto da OAB, em vigor desde julho de 94.
Diz o estatuto que o ingresso na profissão de advogado só pode dar-se por meio de aprovação no exame da OAB. Assim, os alunos que optavam pelo exame de estágio têm agora de submeter-se ao exame da Ordem.
"Ainda não foi definido como será o exame. Mas talvez haja uma primeira fase eliminatória, com teste de múltipla escolha. Só depois virá o exame escrito e o oral", diz Fábio Ferreira de Oliveira, presidente da Comissão de Estágio e Exame da OAB-SP.
Hoje o exame é composto de duas fases: a escrita e a oral. Em ambas o candidato precisa tirar pelo menos cinco para ser aprovado.
Mas até o final deste ano, aqueles que já tinham iniciado os estágios nas escolas (com duração de dois anos) têm a possibilidade de fazer o exame na própria faculdade, perante uma banca composta por dois professores e um representante da OAB.
O exame da OAB foi instituído no início da década de 70, quando proliferaram as faculdades de Direito e se começou a sentir efeitos da decadência do ensino jurídico.

Texto Anterior: PÉROLAS DO EXAME
Próximo Texto: Italianos também dão 'gafes'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.