São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banqueiro comanda Unibanco desde 1991

DO BANCO DE DADOS

O banqueiro Pedro Moreira Salles, 35, que comanda atualmente o Unibanco, é a terceira geração da família Moreira Salles à frente do banco.
Ele assumiu oficialmente o comando em 1991, quando seu pai, Walter Moreira Salles, deixou o Conselho de Administração.
Economista, casado, pai de dois filhos, Pedro já representa a família junto ao banco desde 1988, promovendo mudanças e deixando sua marca de estrategista.
Apesar da cadeira de rodas (Pedro sofre de distrofia nos músculos), ele não deixa de comparecer à sede do Unibanco diariamente.
Uma de suas primeiras atitudes quando assumiu o comando do banco foi diminuir os níveis hierárquicos da instituição, que haviam se formado desde o afastamento do embaixador Moreira Salles do dia-a-dia do banco.
Outra decisão de Pedro que abalou os executivos do Unibanco foi quando resolveu afastar o "risco de separatismo" dentro do banco.
Durante uma reunião, ele sugeriu que todos passassem a ocupar uma única sala e até mesmo uma única mesa. Prevaleceu a primeira idéia e o salão passou a ser chamado de "escolinha do Unibanco".
O terceiro filho do embaixador tem como hobby o cinema. Nas viagens que faz para os Estados Unidos não deixa de passar pelas maiores redes de locação e venda de vídeos para trazer alguns exemplares.
A diversão se transformou em negócio e, no ano passado, o grupo Moreira Salles fechou acordo para representar no Brasil a Blockbuster, a maior no ramo.
O nome de Pedro Moreira Salles foi um dos 21 escolhidos no início do ano pela primeira-dama, Ruth Cardoso, para participar do Conselho de Comunidade Solidária (órgão do governo que coordena a política social do país).
A família Moreira Salles não é conhecida no país somente na área econômica.
Um dos irmãos de Pedro, Walter Salles Jr., 39, tem se destacado no meio artístico.
Ele é cineasta e documentarista e venceu no mês passado, com o filme "Terra Estrangeira", o festival "Encontros de Cinema em Paris", na França. Walter Salles Jr. coloca em circuito nacional no final deste mês o curta "Socorro Nobre".

Texto Anterior: Governo faz defesa da MP que facilita fusões
Próximo Texto: Magalhães nunca ocupou cargo público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.