São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários querem BC forte

DA REPORTAGEM LOCAL

Os empresários ouvidos pela Folha afirmaram que a MP (medida provisória) está correta ao dar mais poderes ao Banco Central para atuar preventivamente nas instituições financeiras.
Boris Tabacof, do Conselho de Administração da Companhia de Papel Suzano, disse que um Banco Central forte não é uma novidade brasileira e deve ser seguida.
"Precisamos ter um BC forte, que preserve a sociedade. Os bancos não são apenas entidades privadas, elas têm um envolvimento público muito grande", disse.
Para Tabacof, a medida anunciada pelo governo "aparentemente" não se choca com a defesa do direito privado.
Celso Hahne, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Plástico, disse que a MP é justificada pela necessidade de se evitar a crise bancária.
O empresário Roberto Nicolau Jeha, por sua vez, afirmou que é válido um governo ter um BC forte, "com instrumentos que defendam o depositante". O problema, para ele, é a forma como a decisão foi tomada.
"Não se deve conceder, por MP, um poder tão grande ao BC, sem que antes as pessoas possam avaliar a medida", disse Jeha.

Texto Anterior: MP é inconstitucional, diz Gandra
Próximo Texto: Unibanco pode controlar empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.