São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militar é da ala nacionalista

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

Entre os clãs familiares-militares que dominam a Argélia desde a sua independência da França, em 1962, o general da reserva Liamine Zéroual, 54, pertence a ala mais nacionalista.
Há uma divisão nas Forças Armadas argelinas -entre os oficiais que serviram no exército colonial e aqueles que vieram do Exército de Libertação Nacional (o exército revolucionário) no qual Zéroual entrou em 1957.
O novo presidente argelino também tem ligações muito próximas com a Segurança Militar, a polícia política do regime -seus principais conselheiros vieram de lá. Estes militares dominam os principais postos da burocracia e o comércio exterior (o petróleo representa cerca de 95% das exportações).
Zéroual foi nomeado presidente por três anos, em janeiro de 1994, pela junta que governava o país desde o golpe militar de 1992. Na época era ministro da Defesa.
Na Presidência, procurou dialogar com a Frente Islâmica de Salvação, partido vencedor das eleições canceladas de 1991 e extinto pela junta. Zéroual abrandou as penas dos líderes do FIS, mas o diálogo fracassou este ano, porém a iniciativa representou uma vitória contra a linha-dura do Exército.
(VTF)

Texto Anterior: França apóia o resultado
Próximo Texto: Israel antecipa em três dias sua retirada de Belém, diz palestino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.