São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel antecipa em três dias sua retirada de Belém, diz palestino

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Israel vai antecipar em três dias a retirada de suas tropas de Belém, na Cisjordânia, para permitir que os palestinos preparem a cidade para o Natal, afirmaram ontem autoridades palestinas.
"Os israelenses deixarão Belém, após 28 anos de ocupação, em 18 de dezembro", disse Nasr Yousef, chefe da polícia palestina na faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Pelo acordo de paz firmado em setembro passado entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), o Exército israelense deve transferir o controle de seis cidades da Cisjordânia aos palestinos até o final do ano.
Jenin, na Cisjordânia, foi a primeira a ser desocupada pelas tropas, semana passada. Líderes da OLP e de Israel discutem a retirada das tropas de Tulkaram.
Em janeiro os palestinos elegem um Conselho Palestino, que governará os territórios autônomos de Gaza e na Cisjordânia.
O comerciante Ali Ishak Kaled al Tamimi, 40, de Hebron (Cisjordânia), anunciou que vai disputar o pleito com Iasser Arafat.
"Sou religioso, um muçulmano devoto, mas não um extremista", disse Tamimi. "Sou a favor do processo de paz, mas tenho minhas diferenças com a OLP."
O porta-voz da OLP, Marwan Kanafani, confirmou ontem que os cinco extremistas presos semana passada na faixa de Gaza, queriam assassinar Arafat.
A polícia palestina anunciou esta semana que está interrogando os árabes, membros do grupo terrorista de Abu Nidal, contrário aos acordos de paz com Israel.

Texto Anterior: Militar é da ala nacionalista
Próximo Texto: Juiz nega pedido para libertar colona judia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.