São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

100 pecados de verão

1) tomar sol na posição ovo frito
Tudo que se consegue assim é a situação bicolor. Um bronzeado uniforme exige que a pessoa se movimente. O ideal é caminhar com chapéu, filtro solar, óculos e hidratante.

2) dormir no ponto e virar frango assado
É sem graça deitar como um réptil e acordar como um crustáceo. Use filtros solares com fator de proteção acima de 25. Passe meia hora antes da exposição, reaplique de hora em hora e a cada saída da água.

3) perseguir o tom do Julio Iglesias
Descarte bronzeamento artificial, produtos aceleradores de bronzeamento e autobronzeadores (queimam você até dentro de casa). Os elementos químicos afetam a pigmentação da pele e trazem efeitos colaterais sérios, como manchas, queimaduras e reações alérgicas.

4) ir do escritório à praia sem escalas
Duas semanas antes de iniciar o período de exposição, comece a tomar sol na cidade mesmo, aos pouquinhos, sempre só até as 10h. Essa pigmentação prévia prepara a pele para as exposições maiores.

5) fazer aparição fantasmagórica
Quem é branco-leite, especialmente, não deve chegar à praia imaculado, porque vai parecer mais transparente em contraste com a morenice geral. Sem falar no risco de, deitado, ser confundido com areia.

6) desprezar o guarda-sol
Até as 10h, aproveite para andar e fazer exercícios. Depois, corra para o guarda-sol (e de chapéu). Pessoas de olhos claros precisam redobrar os cuidados com o horário.

7) fazer da sua virilha uma arma
Para não transformar essa região tão estratégica em lixa, evite raspar os pêlos ou tirá-los à pinça. Qualquer depilação é agressiva: os folículos ficam irritados por três dias depois de os pêlos terem sido arrancados. É recomendável, depois da cera, fazer compressas de água boricada, camomila ou gelo. Não deixe essa chateação para a véspera da viagem.

8) montar salão de beleza na areia
Na praia, oxigene apenas as idéias. O clareamento do buço e dos pêlos do braço tem endereço certo: o cabeleireiro. É proibido levar água oxigenada e Blondor para passar na perna, sob o sol: além de ser feio de ver, a substância química sensibiliza a pele e retira sua proteção natural.

9) virar cobaia de coquetel químico
Pele que toma sol precisa ser muito mais hidratada. Mas nada de muita perfumaria: a mistura cosmética só irrita a pele. Prefira os produtos mais simples, que misturam vaselina, lanolina e água (Vasenol, Nívea, Nutraderm). O hidratante deve ser aplicado depois do banho e, durante a exposição ao sol, a cada uma hora (alternando com a aplicação do filtro solar, para dar tempo de a pele absorver os produtos).

10) economizar na coisa errada
Usar aquele hidratante ou filtro solar do ano passado pode parecer uma boa economia, mas não é: as substâncias que compõem os cosméticos se deterioram. Além de não surtirem o efeito necessário, ainda podem causar irritação e alergia.

11) usar esmalte nas unhas
Com o calor, o esmalte vai derretendo imperceptivelmente e provocando uma maior sensibilidade nas unhas.

12) não olhar os próprios pés
Bancar o pavão é crime estético. Unhas aparadas e calosidades ausentes são sinal de higiene e amor ao próximo, mais que de vaidade.

13) tentar encolher a barriga
É pior que repartir o cabelo a partir da orelha para esconder a calvície. Relaxe, você é maioria. Seja autêntico e nade muito.

14) confundir banho com sauna
Banho quente e demorado é um veneno no inverno, imagine agora. Além de ressecar a pele, ajuda a descascar. Um banho por dia é o ideal. Querendo mais, tome chuveiradas rápidas, sem sabonete.

15) esquecer da água
Durante a exposição ao sol, é uma boa idéia borrifar água gelada na pele, principalmente no rosto. Crianças e pessoas alérgicas ao suor (em geral, obesos) também merecem esse carinho.

16) colecionar berloque e bereba
Encher-se de bijuterias é perigoso: os derivados metálicos vão derretendo com o calor e às vezes causam graves dermatites de contato. Relógios também não são aconselháveis.

Texto Anterior: 100 pecados de verão
Próximo Texto: 100 pecados de verão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.