São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

100 pecados de verão

81) levar cachorro e outros bichos
Você não está (ainda) na sua ilha particular. Sabia que bicho geográfico é parasita transmitido pelas fezes do cachorro?

82) assustar banhistas com jet ski
Além de barulhento, grotesco e perigoso, jet ski polui as águas. Não se conforma? Então respeite a legislação, que exige do piloto carteira de motonauta e o uso da geringonça a 200 metros da arrebentação.

83) hospedar-se onde não tratam esgoto
Antes de se hospedar no litoral, pergunte ao dono do lugar qual é o tratamento dado ao esgoto. Muitos hotéis e pousadas jogam tudo direto no mar, ali onde o turista toma banho.

84) ouvir o Mamonas no último volume
A praia é pública e nem todo mundo tem o mesmo gosto. Imagine as pessoas do guarda-sol ao lado delirando com a (chatíssima) música-tema do filme "Don Juan de Marco". Barulho do mar é bom e a gente gosta.

85) ganhar o trófeu travesseiro de ouro
Não use a desculpa do horário do verão para esticar os agitos até as cinco. No dia seguinte, você vai dormir até tarde e perder o melhor.

86) fazer do vizinho de areia seu segurança
Nada é mais incoveniente do que ser interrompido no banho de sol por um sorrisinho oportunista e a frase: "Dá para você olhar minhas coisas, enquanto eu dou um mergulho?" Tente não ser esse chato.

87) maldizer os dias de chuva
Aproveite para descansar. Pele de molho, abra o livro que estava mofando na mala. Pense na seca do Nordeste. Também, quem mandou você ir para Ubatuba?

88) peitar o risco e acabar no boca-a-boca
Placas de advertência não são enfeite. Respeite. Só no Estado de São Paulo 2 mil pessoas morrem afogadas por ano. Se você perder o pé, evite se debater, tente boiar e grite.

89) virar índio ou palhaço
Bloqueador solar sim, pintura de guerra não. A máscara de Hipoglós chama muita atenção. Se o rosto está assim tão machucado, para que ir à praia? Já os bloqueadores coloridos fazem de você um cara-pintada extraviado. Seja transparente.

90) sair em busca do tempo perdido
Um verão só não faz verão. O esportista de ocasião deve começar com uma caminhada leve, aumentando gradualmente a intensidade e a duração. Andar de bicicleta também ajuda neófitos. Só não fique parado.

91) exagerar nos abdominais
Excesso de exercícios pode causar estiramento muscular e problemas na coluna. Vá devagar: deite no chão e apóie os pés sobre uma cadeira. Mãos na nuca, flexione o tronco até os joelhos, sem dobrar as pernas. Comece com dez flexões ao dia.

92) encarnar o Peterson Foca
Não seja ridículo como o personagem inepto do programa "Sobrinhos do Athayde", na rádio 89 FM. Surfar exige preparação física e técnica. Pior é surfista "prego" que joga a prancha sobre as pessoas.

93) ficar dando bola fora
Atividades com bola na praia pedem bom senso. Há praias onde o horário para esportes com bola é só depois das 16h. Aplique as regras da boa vizinhança. Conviver é preciso.

94) praticar esportes sem roupa adequada
Se for caminhar, use roupas leves que permitam ao corpo a troca de calor. No caso de frescobol, vôlei ou futebol na areia, boné, filtro solar e camiseta são obrigatórios.

95) fazer o estilo pinga-pinga
Suar não é perder peso -e sim líquido, sais mineirais. Ao praticar qualquer esporte, hidrate-se antes, durante e depois. É bom tomar alguma bebida isotônica, tipo Gatorade.

96) andar na areia em declive
Andar pela praia é ótimo, desde que o declive não force seus joelhos.

97) mergulhar sem proteger os ouvidos
Pingue uma gota de óleo de amêndoas em cada orelha. A água remove a cera e, sem ela, o ouvido fica mais suscetível a inflamações.

98) vestir calção muito justo
É proibido para esportistas, que podem ganhar uma dermatite por fricção na virilha.

99) exibir orgulhoso a filme da praia
Ninguém aguenta ver o quanto você se divertiu ou tanta gracinha de criança e bicho. Esqueça a câmera ou mande a fita para a tia distante.

100) tentar fazer tudo certinho
Conselhos são sempre adaptáveis. Quem tentar seguir as regras que trate de compensar cometendo outros pecados. Ou viverá o verão mais chatinho da vida.

Texto Anterior: 100 pecados de verão
Próximo Texto: quinteto irreverente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.