São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minissérie da Globo homenageia cinema

GILBERTO DE ABREU
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Rede Globo exibe, a partir de terça-feira e até o dia 1º de dezembro, uma série de oito programas em homenagem aos cem anos de cinema.
Os episódios, com 45 minutos de duração, serão apresentados por Fátima Bernardes e Renato Machado, de terça a sexta-feira, às 22h30.
Jorge Pontual, diretor-geral do programa, diz que esta homenagem ao centenário da indústria cinematográfica, seus diretores e atores é dirigida para o grande público, o que pode decepcionar os cinéfilos.
"Os temas e as imagens que serão mostrados mexem com a emoção dos telespectadores, do público comum. Os cinéfilos, que gostam de uma abrangência maior sobre o assunto, jamais poderiam ter um aprofundamento teórico num episódio de apenas 45 minutos", justifica o diretor.
O projeto inicial da Globo era de uma série com 16 programas. Em julho, quando Pontual assumiu a direção-geral da empreitada, a ordem era adaptar a pesquisa realizada por José Itamar de Freitas e Paulo Perdigão durante seis meses, reduzindo o tempo de exibição para a metade.
"Tivemos que reorganizar todo o material. Por isso chamamos Paula Miranda, da pesquisa internacional da Rede Globo, para acessar as distribuidoras e finalizar o trabalho", lembra Pontual.
Como não entende de cinema, ele contou com a consultoria de Daniel Filho, Gilberto Braga e do crítico de cinema da Folha Sérgio Augusto.
José Wilker, dono de um dos maiores acervos particulares de cinema do Rio de Janeiro, cedeu diversas imagens à produção do especial que, por razões contratuais, só poderá ser exibido uma vez.

Texto Anterior: Avô da telenovela completa 45 anos no dia 29
Próximo Texto: Confira os oito episódios da comemoração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.