São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC festeja Zumbi fora de quilombo

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM UNIÃO DOS PALMARES (AL)

Os danos provocados por um helicóptero mudaram o roteiro do presidente Fernando Henrique Cardoso na festa dos 300 anos da morte de Zumbi, que se comemora hoje.
O presidente iria chegar à Serra da Barriga (AL), onde Zumbi comandou o Quilombo dos Palmares, num helicóptero militar.
Num vôo simulado anteontem, o vento provocado pelo aparelho destelhou três casas, levantou poeira e destruiu plantações de parte das 46 famílias de posseiros que habitam o antigo quilombo.
O general Alberto Cardoso, chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, foi ontem a União dos Palmares, município onde fica a Serra da Barriga, buscar uma alternativa ao impasse.
O general disse que o mais provável seria transferir a solenidade para o auditório da prefeitura.
A hipótese de FHC manter a cerimônia na Serra da Barriga, indo de carro do centro da cidade até o local, numa distância de nove quilômetros, também foi descartada.
Ontem cerca de 5.000 pessoas passaram pela estrada de terra para visitar o local. Hoje são esperadas 30 mil pessoas no local onde era o Quilombo dos Palmares.
"O presidente achou melhor não ir de carro para que sua comitiva não atrapalhe os que estiverem subindo a serra a pé", disse Zezito Araújo, coordenador das homenagens a Zumbi em Alagoas.
A vinda do presidente à Serra da Barriga é encarada pelo movimento negro como o primeiro reconhecimento oficial de que Zumbi é um herói nacional.
Em União dos Palmares, FHC lança hoje uma medalha e um selo em homenagem ao líder negro. Para Araújo, o fato de a programação ser transferida para a prefeitura não diminui a importância "histórica" do evento.
Quilombos eram áreas ocupadas no Brasil por escravos fugitivos, entre os séculos 17 e 19. Palmares foi o mais importante deles. Durou quase um século e chegou a ter 20 mil habitantes. O ano de 1995 marca os 300 anos da morte de Zumbi, um dos principais líderes do Quilombo de Palmares.

Texto Anterior: Ex-escrava de 124 anos será homenageada; Tribunal de Contas faz homenagem a advogado; USP organiza evento sobre o racismo; QUINA; SENA
Próximo Texto: Brasília espera 20 mil em ato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.