São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasília espera 20 mil em ato

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma marcha em comemoração aos 300 anos da morte de Zumbi acontece hoje em Brasília, na Esplanada dos Ministérios.
Os organizadores da Marcha Contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida esperam a participação de 20 mil a 40 mil pessoas. Todos os Estados devem mandar caravanas.
A concentração começa às 10h, em frente ao Gran Circular (circo permanente montado ao lado da catedral de Brasília).
A marcha deve partir às 12h. Os participantes vão caminhar dois quilômetros até o Congresso, onde foi montado um palco.
O Banco Regional de Brasília (BRB) patrocinou as montagens do palco, do som e da iluminação (custo estimado em R$ 16,3 mil). Os demais gastos foram rateados pelas entidades que integram a comissão executiva da marcha.
À tarde, no Planalto, o presidente Fernando Henrique Cardoso vai receber dois documentos dos organizadores da marcha e de lideranças de entidades que representam a comunidade negra.
Num, as entidades apresentam um diagnóstico sobre as desigualdades raciais no Brasil e propõem medidas legais contra a discriminação racial e pela defesa da liberdade das comunidades negras.
Elas pedem o cumprimento da convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho, da qual o Brasil é signatário, que estabelece que o Estado deve promover a igualdade racial e não apenas impedir a discriminação.
O outro documento será encaminhado pelas Comunidades Negras Rurais. A entidade pede o cumprimento do artigo 68 da Constituição, que estabelece que o Estado deve dar título de terra às comunidades negras rurais remanescentes dos quilombos.
Na Câmara haverá sessão solene para 2.000 convidados. Também será realizada uma sessão para homenagear ex-escravos ainda vivos.
O dia da marcha será encerrado às 22h com a "Missa dos Quilombos", com Milton Nascimento e show do Olodum. O cantor Gilberto Gil e a atriz Camila Pitanga também são esperados.
A marcha pelos 300 anos da morte de Zumbi está sendo preparada desde julho.

Texto Anterior: FHC festeja Zumbi fora de quilombo
Próximo Texto: Discriminação é tema de debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.