São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manual ensina a prevenir

DA REPORTAGEM LOCAL

Para tentar divulgar formas de prevenção ao assédio sexual, o Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo lançou, em maio último, um pequeno impresso intitulado "Manual Preventivo - Assédio Sexual, Questão de Poder".
Segundo Maria Elizabete D'Elia, diretora de comunicações do sindicato, inicialmente o manual pretendia explicar a secretárias, "de maneira fácil, o que é assédio sexual, como prevenir e a quem recorrer se ele acontecer".
Depois, diz a diretora, mulheres de outros segmentos profissionais procuraram o manual.
Segundo ela, há dois aspectos básicos na prevenção do assédio:
1) Não demonstrar fragilidade emocional, financeira ou técnica; 2) Ter uma postura adequada profissionalmente ("usar roupas com cara de trabalho", "saber dizer não, com firmeza, quando necessário").
A diretora do sindicato diz que, se a prevenção não adiantar e mesmo uma conversa franca com o assediador não resolver o problema, resta o caminho da denúncia.
Recolher provas e conseguir testemunhas é fundamental para uma denúncia.
Pode-se recorrer ao setor de recursos humanos da empresa, ao sindicato da categoria e às delegacias de defesa da mulher.

Texto Anterior: J. foi assediada pelo chefe
Próximo Texto: Clínica de médico sequestrado no Rio agora sofre ameaça de bomba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.