São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativa vende carne

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Ao contrário da pele, a carne do jacaré vem sendo "bem aceita" no mercado nacional, segundo o zootécnico da Cooperativa de Criadores de Jacarés do Pantanal, Marco Kloster.
"As pessoas ainda não estão muito acostumadas com a carne de jacaré", afirmou. Segundo ele, a carne de jacaré é branca e "bastante magra" (sem gordura).
Kloster disse que atualmente a cooperativa vende três toneladas do produto por mês somente para São Paulo. O abate dos jacarés na cooperativa começou em 1993.
"O Tecno Caiman nunca vendeu a carne", disse o biólogo Anacleto Arruda Filho, da empresa Tecno Caiman Ltda, que deixou de criar jacarés em cativeiro este ano.
A carne era, segundo ele, usada para alimentar os animais no cativeiro. A produção era de 60 mil toneladas por ano.
A Coocrijapan também vende a cabeça do jacaré para ornamento e a gordura para ser usada como remédio caseiro.
"Não há comprovações científicas, mas, segundo muitas pessoas, a gordura do jacaré é um ótimo cicatrizante e ajuda a curar bronquites", afirmou Kloster.

Texto Anterior: Criador deve repor filhotes
Próximo Texto: Petrobrás vai controlar ar em cidades de Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.