São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criador deve repor filhotes

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autoriza a criação de jacarés em cativeiro para evitar a caça clandestina.
"A criação em cativeiro ameniza a ação predatória, uma vez que a criação racional causa menor impacto à natureza", afirmou Fernando Rezende, zootécnico do Ibama no Mato Grosso.
Segundo ele, é feito um levantamento dos ninhos de jacarés existentes nas propriedades daqueles que se propõem à criação.
Os filhotes que nascem são colocados em tanques com até dois terços de água. Dos filhotes, 10% devem ser devolvidos à natureza.
Segundo Rezende, o Ibama emite uma licença para todas as fases, desde a coleta de ovos até a comercialização de peles.
Na Cooperativa de Criadores de Jacarés do Pantanal, os jacarés comem miúdos de boi (coração, rim, língua) uma vez ao dia até o primeiro ano de idade.
Depois, comem três vezes por semana. "A digestão deles é lenta e isso ajuda no manejo", disse Marco Kloster, zootécnico.

Texto Anterior: Encalhe de pele de jacaré no MT põe em risco cativeiros
Próximo Texto: Cooperativa vende carne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.