São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Mudou o governo nas Bermudas?

BILL PITZER; EARLE HOLLAND

Apesar do movimento pela independência, o status das ilhas Bermudas como terrritório dependente do Reino Unido não mudou. Um plebiscito realizado em agosto com 60 mil habitantes das ilhas abordou a questão da independência. Entretanto, três quartos dos eleitores optaram por permanecer como súditos britânicos.
A presença inglesa nas ilhas Bermudas data de quase quatro séculos, quando em 1609 um barco que se dirigia à colônia de Virginia naufragou em frente a costa. Três anos depois, a Companhia de Virginia incluiu as ilhas Bermudas entre suas posses. Em 1684 o território das Bermudas se converteu formalmente em colônia britânica.
A nação das ilhas desfrutou de uma independência parcial a partir de 1968, quando a Grã-Bretanha aceitou uma nova Constituição que permitiu o autogoverno. Só as relações exteriores e de defesa nacional seguem controladps pelos britânicos.
John Swan, primeiro-ministro das ilhas Bermudas nos últimos 13 anos, advertiu que poderia rennunciar ao cargo, caso o movimento pela independência das ilhas fracassasse. Swan disse que a única forma de assegurar o futuro econômico do país era mediante a completa independ6encia. O dirigente político e seu partido prometem retomar a questão novamente, quando houver novas eleições, em 1998.

Texto Anterior: Proteína é responsável pelo ardor das pimentas picantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.