São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proteína é responsável pelo ardor das pimentas picantes

KATHY WOLLARD

Toda vez que comemos comidas picantes, nosso rosto fica quente e vermelho e, algumas vezes, o nariz escorre.
Por que alguém comeria algo que "arde"? É simples: a comida fica mais saborosa.
O que faz a língua arder, o rosto ficar vermelho e o nariz escorrer é a capsaicina, uma proteína encontrada em pimentas quentes. Quando ela toca as terminações nervosas da boca e língua, é como se um alarme contra incêndios disparasse no cérebro.
O coração bate mais rápido e enquanto as veias sanguíneas se dilatam. Enquanto isso, a capsaicina se liga às células receptoras de sabor da boca, tornando-as mais sensíveis ao gosto da comida.
O cérebro, percebendo dor e possível dano, libera endorfinas, os analgésicos naturais do corpo. As endorfinas provocam uma sensação agradável, "flutuante", que pode ser o motivo pelo qual sua cabeça parece "nadar" quando você come coisas muito picantes.
Entretanto, se o fogo fica insuportável, você pode querer apagá-lo rapidamente, com leite. As proteínas do leite ajudam a "lavar" a capsaicina.
A saga do pimentão: Uma mulher pegou dois pimentões picantes para germinar suas sementes. Ela experimentou um, que era meio picante e removeu as sementes.
No outro dia, ela retirou um pedacinho do segundo pimentão, de outra variedade, e experimentou. Em poucos segundos, sua boca e lábios estavam em fogo. Vários copos de água não ajudaram.
Naquela noite ela deu um beijo em seu marido. Logo depois, os lábios dele começaram a queimar.
Apesar de ela ter lavado as mãos depois de ter tocado no pimentão, ela percebeu no dia seguinte que a pele sob as unhas estava ardendo. Uma semana e muitas lavadas de mãos depois, ela tocou os olhos -que começaram a coçar e arder. Ao que parece, a capsaicina é muito persistente.
O "calor" das pimentas picantes é avaliado segundo uma escala criada em 1912 por Wilbur Scoville, um farmacêutico.
Um pimentão verde redondo tem a avaliação de zero unidade Scoville, já que não é nada picante. Há pimentas picantes que recebem a avaliação 4.000 unidades. O Tabasco -molho de pimenta- é avaliado com 40 mil unidades. Por comparação, o sabor da própria capsaicina pura atingiria 16 milhões de unidades.
Pode parecer surpreendente que pesquisadores estejam usando pimentas para tratar, entre outras coisas, a dor.
Por quê? A capsaicina tem dois efeitos, ela bloqueia e estimula os receptores de dor. Após doses contínuas, as terminações nervosas se tornam insensíveis à dor.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O.Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: DEUS NÃO MORA NOS TEMPLOS
Próximo Texto: Mudou o governo nas Bermudas?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.