São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pêlos são herança genética

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 20 e nunca fiz a barba. Quase não tenho pêlos no corpo, só alguns na região pubiana. Tenho inveja dos meus amigos. Existem remédios que fazem nascer pêlos no corpo?"

A quantidade de pêlos que um garoto vai ter no corpo depende da carga genética que ele recebeu dos seus pais. Filhos de pessoas com mais pêlos crescem mais "peludos".
Além disso, a idade de aparecimento dos pêlos varia muito. Há garotos que com 14 ou 15 já possuem pêlos por todo o corpo.
Outros só vão completar o desenvolvimento depois dos 25 anos de idade.
Os pêlos são um dos sinais do começo da puberdade (transformações no corpo e na cabeça que marcam a passagem da infância para a adolescência).
Se você não teve outras mudanças típicas da puberdade, como desenvolvimento de genitais, espinhas, voz mais grossa e aparecimento de esperma, seria recomendável checar com um endocrinologista o que está acontecendo com seu corpo.
Alguns remédios para abaixar a pressão sanguínea podem ter, como efeito colateral, o crescimento de pêlos. De qualquer modo, não são a melhor saída para você.

Texto Anterior: "Nerd" ou não, use camisinha
Próximo Texto: 'Deus é o mesmo; só muda de nome'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.