São Paulo, segunda-feira, 20 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México anuncia queda de 9,6% do PIB no terceiro trimestre do ano

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

O PIB (Produto Interno Bruto, a medida da riqueza do país) mexicano caiu 9,6% no terceiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, disse o Ministério da Fazenda.
Entre janeiro e setembro, a queda acumulada do PIB foi de 7%, recorde histórico. No primeiro trimestre, o PIB caiu 0,8%, no segundo, 10,5% e no terceiro, 9,6%.
O resultado negativo do terceiro trimestre superou em muito as previsões do governo (queda de 2,3%) ao elaborar o plano de ajuste econômico, em março. Superou também as estimativas da maioria dos analistas privados, que giravam entre 6% e 7%.
Para o ministro da Fazenda, Guillermo Ortiz, as baixas taxas de crescimento dos últimos anos não significam o fracasso do modelo econômico do país.
O setor industrial sofreu a maior queda de atividade durante o terceiro trimestre, 11,2%, seguido pelo de serviços, 10%.
Para que se cumpra a previsão de queda anual de 6% feita pelo governo em outubro, no quarto trimestre o PIB deveria cair 3,1%. O governo prevê também crescimento de 3% em 96.
Mas para a empresa norte-americana de análises financeiras Ciemex-Wefa, a economia mexicana vai registrar diminuição de 7% em 95 e a possibilidade de que o PIB aumente 3% em 96 é remota.
As vendas internas de veículos caíram 72,6% entre janeiro e outubro, informou ontem a Amia (Associação Mexicana da Indústria Automotriz).

Texto Anterior: Pesquisa dá empate na Polônia
Próximo Texto: Nazista Priebke deve ser extraditado hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.