São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amazonas terá estátua de 30 metros

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PPB), anunciou que mandará construir uma estátua do índio Ajuricaba, com 30 metros de altura, no encontro das águas dos rios Negro e Solimões, em Manaus (AM).
Ajuricaba é considerado um símbolo da resistência dos índios à colonização portuguesa, no século 18 (leia texto ao lado).
"A idéia é construir um monumento que represente para nós o mesmo que a Estátua da Liberdade é para Nova York e o Cristo Redentor para o Rio", disse Mendes.
O encontro das águas, a cerca de dez quilômetros de Manaus, marca o início do rio Amazonas. O local é hoje um dos pontos turísticos mais visitados na cidade.
Segundo o governador, a estátua deverá ser dois metros mais alta que o Cristo Redentor (de 28 metros) e ficará localizada bem no meio do rio Amazonas.
"A estátua deverá mostrar o índio rompendo as correntes que estariam prendendo seus braços para simbolizar a liberdade", disse.
O monumento deverá ter um atracadouro para os barcos de turistas. Escadas conduzirão os visitantes até um mirante, no alto da estátua, de onde se poderá avistar Manaus e a floresta amazônica.
Segundo a Secretaria de Comunicação do governo, a estrutura de sustentação do monumento seria construída em um banco de areia que surge no local durante a estação da seca (entre maio e outubro), quando baixa o nível do rio.
O pedestal deverá ter altura suficiente para que a estátua não fique parcialmente coberta pelo rio durante as estações das cheias (entre novembro e abril). O nível do rio pode variar em mais de 15 metros durante o ano.
Segundo o secretário de Comunicação, Ronaldo Tiradentes, a construção da estátua de Ajuricaba é uma das medidas para aumentar o turismo ecológico no Amazonas.
O governador Amazonino Mendes disse também que pretende construir um Memorial da Amazônia, em Manaus (com teatro, biblioteca, museu e salão de exposições), que funcionará como centro cultural para artistas da amazônia brasileira e de outros países.

Texto Anterior: Homem diz que recebeu do PT
Próximo Texto: Índio teria se suicidado no rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.