São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério lança campanha contra a dengue

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os Ministérios da Saúde e da Educação lançam hoje campanha de mobilização nacional contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela.
A campanha prevê a participação de 3,5 milhões de professores e 150 mil professores dos 1.519 municípios brasileiros onde há maior incidência da campanha.
Eles visitarão as casas das comunidades para ensinar como se combate a reprodução do mosquito.
Proliferação
A necessidade da campanha foi justificada ontem pelos ministros Paulo Renato de Souza (Educação) e Adib Jatene (Saúde) com base nos dados sobre proliferação da dengue no país.
Números
Segundo Jatene, o número de casos de dengue passou de 7.086, em 93, para 96.102 casos até agosto deste ano. A incidência ocorre em 18 dos 27 Estados brasileiros.
O ministro da Saúde disse que é difícil combater a proliferação do inseto apenas com trabalhos de borrifação nas casas, a exemplo do que fez o sanitarista Oswaldo Cruz, no início do século.
"Naquela época, o mata-mosquito poderia entrar tranquilamente em qualquer casa e era bem recebido. Hoje, a maioria das pessoas pensa que ele pode ser um ladrão e tem medo", disse Jatene.
Vídeo
A campanha contará com vídeos na mídia nacional e manuais para alunos e professores. Ensinam que o mosquito se desenvolve em águas empoçadas em pneus, ferro-velho e vasos nos cemitérios. Recomendam que as prefeituras devem dar destino adequado ao lixo recolhido.
O Ministério da Saúde pretende propor à Organização Pan-Americana da Saúde que a campanha seja estendida aos países vizinhos.
O ministro disse que o combate fica quase ineficaz se os países fronteiriços não adotam campanhas semelhantes.

Texto Anterior: 10% dos crimes estão relacionados a drogas
Próximo Texto: Princesa Diana é 'santa do pau oco'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.