São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vieira é favorável à compra do Econômico

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira, disse ontem em Curitiba (PR) que é favorável a uma possível compra do banco Econômico pelo banco Bamerindus, que é de sua propriedade e do qual é hoje presidente licenciado.
"Obviamente sou favorável. Não sou contra", afirmou Andrade Vieira, na abertura do 2º Encontro Nacional dos Secretários Municipais de Agricultura, em Curitiba.
Ele disse que não está participando diretamente das negociações entre as duas instituições financeiras, mas que deve ser informado "no momento oportuno". "Eu imagino hoje que possa estar havendo alguns entendimentos e algumas conversas preliminares nesse sentido, das quais eu não estou participando".
Segundo Andrade Vieira, o Bamerindus cresceu nos últimos anos comprando outras instituições financeiras. "Foram, ao longo da história do Bamerindus, comprados mais de 80 bancos pelo Brasil afora. De modo que se isso acontecer, é uma continuidade a essa trajetória do banco na busca do seu crescimento e fortalecimento", afirmou o ministro.
A Agência Folha apurou que a diretoria do Bamerindus teve aval do ministro para entrar na negociação da compra do Econômico na noite do último domingo, durante um jantar na casa do ministro. A proposta foi apresentada anteontem aos dez maiores acionistas do banco, durante reunião do conselho de administração, realizada no Palácio Avenida.
Os acionistas aprovaram a proposta e autorizaram o presidente do conselho e da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), Maurício Schulman, a iniciar os estudos para viabilizar a compra do Econômico pelo Bamerindus.
Schulman disse à Agência Folha que a compra do Econômico não foi tratada durante a reunião do conselho de administração de anteontem. "Foram discutidos apenas assuntos de rotina".
A Agência Folha apurou, entretanto, que Schulman e o diretor superintendente do Bamerindus, Belmiro Valverde Jobim Castor, estavam reunidos ontem no BC.

Texto Anterior: Deputado quer socorrer todos
Próximo Texto: Atores obtêm liminar para reaver dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.