São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros foram reféns dos sérvios

DA REDAÇÃO

O Exército sérvio da Bósnia manteve como prisoneiros de guerra dois capitães do Exército brasileiro. Harley Alves, 30, e João Batista Bezerra Leonel Filho, 33, foram detidos no final de maio passado junto com outros observadores da ONU.
Segundo as Nações Unidas, os sérvios tomaram mais de 350 militares, entre soldados das forças de paz e observadores.
A ação foi interpretada como represália aos ataques realizados por aviões da Otan (a aliança militar ocidental) contra depósitos de armas sérvias em Pale, declarada capital da autoproclamada República Sérvia da Bósnia.
As Nações Unidas acreditam que quase todos os reféns foram usados como escudos humanos pelos sérvios.
Imagens do capitão Harley Alves algemado ao que parecia ser um depósito de arma foram divulgadas pelos sérvios na época.
Bezerra Leonel foi mantido como refém por 13 dias. Ele foi libertado junto com outros 110 reféns da ONU.
Harley Alves ficou em poder dos sérvios 25 dias e foi solto alguns dias depois de Bezerra Leonel. A sua libertação foi anunciada em 18 de junho, junto com a de outros 25 militares.
"Passamos momentos difíceis, mas meu sentimento maior é de alegria pela minha família", disse o capitão Alves ao ser libertado.

Texto Anterior: REPERCUSSÃO
Próximo Texto: AS TENTATIVAS DE PAZ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.