São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Calçadistas dão férias coletivas em Rio Preto

CLÁUDIA LACERDA
DA FOLHA NORTE

Empresas do setor calçadista da região de São José do Rio Preto (451 km a noroeste de São Paulo) marcaram férias coletivas para pelo menos mil trabalhadores e estão demitindo funcionários a partir deste mês, por causa da queda nas vendas e encomendas para o Natal.
Os pedidos de mercadorias de lojistas caíram até 60% em relação ao último trimestre do ano passado, segundo empresas consultadas.
Grandes e médias indústrias do setor, como a Klin e a Koralina, de Birigui, a grife Onivaldo Repiso, de Tanabi, e a Marlon, de Rio Preto, tiveram vendas canceladas.
O diretor industrial da Klin, Valdir Mestriner, afirmou que vai dar férias de 15 dias para cerca de mil funcionários em dezembro. A empresa normalmente trabalha a todo o vapor no fim do ano.
Mestriner disse que o aquecimento de 10% nas vendas em outubro foi insuficiente para recuperar a capacidade das indústrias.
Para garantir a entrega desses pedidos feitos para o Natal, a empresa não chegou a contratar funcionários. Algumas atividades foram terceirizadas, afirmou.
O gerente administrativo da Koralina, Marco Antonio Oliveira, 44, disse que a empresa reduziu em 56% a produção diária de sapatos neste mês em relação a 94.
Os 50 funcionários da empresa, que começou o ano com 105 trabalhadores, ficam em férias de 20 de dezembro a 15 de janeiro.
A expectativa inicial dos fabricantes para as vendas de Natal levou algumas empresas a contratar mais do que demitir em outubro. Nesse período, os pedidos de lojistas aumentaram de 5% a 10% para rechear o estoque de final de ano.
Por causa desses pedidos, outubro foi o único mês do ano em que o setor teve desempenho positivo (mais contratações do que demissões), segundo pesquisa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Rio Preto.

Texto Anterior: Sacoleiros mantêm fechada ponte em Foz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.