São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Losey, cabelo faz a diferença

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"O Menino dos Cabelos Verdes" (TNT, 4h) poderia ser o filme de cabeceira dos punks, se o jeito (ou um dos jeitos) de se demarcar das convenções, pintando os cabelos com cores improváveis (em termos de cabelo), não tivesse se acomodado à moda.
No fim dos anos 40, quando foi feito, aliás, "O Menino" era isso mesmo que os punks retomaram, com menos poesia e mais violência: a idéia da diferença em relação ao estabelecido socialmente e sua admissibilidade.
Como Losey foi vitimado pela "caça às bruxas" após fazer o filme e foi viver na Inglaterra, seu filme foi mitificado -até excessivamente- pela esquerda.
Mas, política à parte, o que persiste nele é a solidão desse garoto que se sente diferente e é tratado como tal, a maneira como Losey o cerca por um vazio que por vezes beira a poesia, por vezes a sufocação. Como o horário é condizente com a ingratidão do mundo em relação ao protagonista, é o caso de pôr para gravar.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Underwear redefine seus contornos nos 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.