São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Underwear redefine seus contornos nos 90

Roupas de baixo e lingerie voltam como tendência

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois do efeito Madonna -que nos anos 80 recolocou a underwear (roupa de baixo) em evidência na moda ao deixar aparentes alças e bojos de sutiãs-, outra onda está em curso.
O principal golpe vem do estilista austríaco Helmut Lang. Em sua coleção de verão de outubro último trabalhou com rendas, telas, transparências, sutiãs e tops. A base é a estrutura de underwear e suas sobreposições. De novo, underwear como "outwear".
Como tendência, as rendas aparecem também nas coleções de criadores como Christian Lacroix e Jean Colonna, completando com delicadeza seu look trashy-chic.
No Brasil, o recurso já aparece nas atuais coleções de Alexandre Herchcovitch, Iódice e Reinaldo Lourenço. Desdobra-se no trabalho de jovens artistas que usam a renda como elemento, como Renato Dib, 22, formando na Faculdade Santa Marcelina, e o fotógrafo Eli Sudbrack, 27.
Para situar o papel da lingerie e da underwear, nada melhor que o livro "Under World", recém-lançado nos EUA, de Kelly Klein. Com introdução da escritora Anne Rice e renda revertida para entidades relacionadas à Aids, são 154 imagens, de 1880 até os anos 90.
Longe de uma abordagem meramente cronológica, o livro evita a previsível nudez relacionada ao assunto, encontrando um fundamento underwear de Cartier-Bresson a Robert Mapplethorpe; de Man Ray a Bettina Rheims, passando pelo brasileiro Mario Cravo Neto.

UNDER WORLD - de Kelly Klein (editora Knopf). Encomendas: livraria Freebook - 011 256-0577. Toc na Cuca - 011 852-2030.

Texto Anterior: Em Losey, cabelo faz a diferença
Próximo Texto: Lolita já é uma senhora de 40 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.