São Paulo, sábado, 25 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrizes estão de luto

Atrizes estão de luto
De Paris
"Esta noite, muitas

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

"Esta noite, muitas atrizes estão de luto", disse ontem o presidente da França, Jacques Chirac, a respeito da morte do cineasta francês Louis Malle.
Em uma nota distribuída por sua assessoria, Chirac disse que o diretor "soube dar às mulheres papéis inesquecíveis. De Jeanne Moreau a Juliette Binoche, ele soube ser um diretor da paixão".
O presidente francês observou ainda que Malle "foi também um cineasta da infância -da sorridente, da violenta, da infância sob a ocupação nazista".
O delegado-geral do Festival de Cannes, Jules Jacob, disse que a "França perdeu um dos filhos mais brilhantes de seu cinema".
O ex-ministro da Cultura, Jack Lang, disse à Folha que "a obra de Malle transcende a mera sucessão de filmes, pois eles tinham uma unidade, um caráter total, através da qual se podemos perceber uma visão da realidade que era provocante, insolente e rebelde".
O ator Richard Boranger disse a rádios francesas que "Malle foi um dos raros diretores a levar o cinema francês ao resto do mundo com sucesso, mas também com insolência e rebeldia".
Segundo informe divulgado por sua assessoria, para o ministro da Cultura francês, Philippe Douste-Blazy, "Malle tinha um grande talento de pintor de almas e um também enorme sentido da provocação. Além de tudo, ele sempre colocou em seus filmes a questão do bem e do mal, da inocência e da responsabilidade".
O secretário-geral do Partido Comunista Francês, Robert Hue, disse que "as mais fortes imagens da minha memória estão ligadas às imagens dos filmes de Malle".
O primeiro-ministro Alain Juppé, que enfrentou hoje um dia de protestos e greves contra seu governo, foi o mais lacônico e convencional. "Manifesto minha profunda tristeza por esta perda para a França e para o cinema mundial".

Texto Anterior: Diana é xingada na Argentina
Próximo Texto: Karadzic apóia acordo de paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.