São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado envia reforço policial

SERGIO TORRES
DO ENVIADO ESPECIAL

O envio da tropa de elite da PM (Polícia Militar -o Bope (Batalhão de Operações Especiais)- à serra fluminense envolveu negociações políticas entre os prefeitos da região e o governador Marcello Alencar.
Assustados com as mortes, os prefeitos passaram a pressionar o governador a fim de reforçar as polícias Civil e Militar de Nova Friburgo, Sumidouro, Duas Barras e Bom Jardim.
Em agosto, Alencar chamou o secretário estadual da Segurança Pública, general da reserva Nilton Cerqueira, e exigiu a prisão dos irmãos Oliveira.
Cerqueira, 65, decidiu acionar o Bope. Em reunião na secretaria, Cerqueira relembrou fatos de 24 anos atrás, na tentativa de estimular o comandante do Bope, coronel Humberto Ramos, e os 20 melhores homens da unidade.
Cerqueira relatou ao policiais o que fez para chegar ao guerrilheiro esquerdista Carlos Lamarca, morto em 1971 no sertão da Bahia por tropa do Exército comandada por ele.
Apesar do relato de Cerqueira, até hoje o Bope não encontrou os irmãos. Oficiais e praças do Bope estão há três meses sediados no distrito de Riograndina, em Nova Friburgo.
Sem se identificar, policiais do Bope reclamam da falta de equipamentos. Dizem que não há rádio para a comunicação entre eles. Também não há mapas e eles trabalham no mato sem orientação.
No início das operações, 30 homens do Bope ocuparam as matas. Nos últimos dez dias, o efetivo foi baixado para dez.
Com os dois novos assassinatos, o Bope voltou com força total. Cerca de 50 homens da unidade estão na região neste fim-de-semana. Amanhã, em parceria com a Polícia Civil, começa uma grande operação policial nas florestas da serra fluminense.
(ST)

Texto Anterior: 'Milícia camponesa' caça necrófilos em mata
Próximo Texto: Irmãos respondem a 11 inquéritos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.