São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chilenos vão integrar consórcio

DA SUCURSAL DO RIO

A Chilectra, empresa chilena de energia elétrica, está se articulando com seis grupos brasileiros para formar um consórcio com o objetivo de disputar o controle acionário da Light.
Segundo José Luis Echenique, representante-executivo da empresa no Brasil, o acerto entre os sete grupos será formalizado na próxima semana, em reunião marcada para Buenos Aires.
Ele não quis revelar quem são os parceiros do lado do Brasil, dizendo apenas que todos são do setor industrial.
Echenique disse que a Chilectra já controla a distribuição de energia elétrica nas regiões de Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina) e Lima (Peru).
A empresa, segundo Echenique, pretende investir na Light US$ 1 bilhão no período de três anos, caso o consórcio que ela vai integrar vença o leilão.
O executivo chileno disse ainda que a Chilectra conseguiu reduzir de 20% para 9% as perdas de energia elétrica na região de Santiago e regularizou 300 mil "gatos" (ligações irregulares) em Buenos Aires.
A Chilectra é controlada pela holding Endesa, cujos maiores acionistas (40% do capital total) são os fundos de pensão chilenos. Os empregados controlam 33% e 5% estão com fundos de pensão dos EUA.

Texto Anterior: Venda da Light depende do Senado e só poderá ser feita no próximo ano
Próximo Texto: Socorro a Estados e municípios deve incluir dinheiro do FGTS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.