São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia abaixo a íntegra do discurso

DA REDAÇÃO

Leia abaixo a íntegra do programa "A Palavra do Presidente", transmitido ontem e que teve a participação do governador do Rio, Marcello Alencar.

Fernando Henrique Cardoso - Hoje, a cidade do Rio de Janeiro vai parar em nome da paz. Às 5h da tarde, os sinos da Candelária anunciam o início de uma corrente silenciosa de esperança. Esperança na vida.
Trabalhadores, estudantes, velhos, crianças, ricos e pobres vão caminhar da Candelária até à Cinelândia para mostrar que o Rio de Janeiro é -e vai continuar a ser- a cidade maravilhosa do Brasil.
É um movimento para a recuperação do Rio de Janeiro. Não é contra nem a favor de autoridades, de partidos políticos, de entidades e, muito menos, de pessoas. É uma resposta da sociedade à violência que persegue a cidade. Uma resposta de paz.
É emocionante ver a determinação, a coragem do carioca de dar a volta por cima, para reencontrar o caminho do desenvolvimento e da justiça social.
O caminho está sendo trilhado com projetos modernos, como o Plano de Desestatização, o porto de Sepetiba, as novas fábricas, a geração de milhares de empregos.
Mas quem pode falar mais sobre essa virada histórica do Rio de Janeiro é o governador Marcello Alencar, que, de seu gabinete, participa do programa hoje.
Governador Marcello Alencar - Presidente, é uma união de esforços, a harmonia entre o meu governo e o seu, que está restaurando a confiança dos cidadãos nas instituições públicas do Estado.
A nossa determinação política já mudou a situação de abandono, de desesperança que dominou o Rio de Janeiro por tanto tempo. O Rio retomou o segundo lugar da economia nacional, está crescendo e vai crescer muito mais.
Fizemos muita coisa, presidente, nesses dez meses de governo. A prioridade dada pelo governo Fernando Henrique para a ampliação do porto de Sepetiba reabriu portas da economia brasileira para o mundo.
A nova fábrica de caminhões e ônibus, em Resende, é o símbolo dos investimentos que estamos fazendo -e ainda vamos fazer- para gerar mais empregos e desenvolvimento. Investimentos que podem chegar a 800 milhões de dólares e que erguerão, na Baixada Fluminense, as unidades petroquímicas.
O projeto Rio Inteligente, na área de telecomunicações, fará da cidade um canal de ligação do Brasil com o resto do mundo.
Neste final de ano, estamos buscando recursos nos organismos internacionais para fazer uma verdadeira revolução nos sistemas de água e saneamento da Baixada Fluminense. E, ao mesmo tempo, estamos deslanchando o gigantesco projeto de despoluição da Baía de Guanabara.
Presidente, a página de descrédito do Rio de Janeiro pertence ao passado. É trilhando esse caminho do desenvolvimento que vamos promover a justiça social e reduzir a violência.
Fernando Henrique Cardoso - Governador Marcello Alencar, o desenvolvimento com justiça social é uma arma poderosa de combate à violência. Graças ao Plano Real, que derrubou a inflação e está levando mais comida à casa do pobre, podemos assegurar que está diminuindo o número de pessoas que são vítimas da violência da fome. Cuidar do Rio de Janeiro é importante para quem mora no Rio de Janeiro, mas também é importante para todo o país.
Hoje, nós todos estamos iniciando uma campanha de pacificação do Rio e que será vitoriosa. Essa violência, que amedronta os brasileiros e os turistas que nos visitam, vai acabar. Todos nós, o governo federal, o governo do Estado, esse povo determinado -enfim, todos os que participam da caminhada de hoje e outros tantos que são solidários- vamos trabalhar pela paz.
O Ministério da Justiça já está definindo uma política de ação conjunta entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais para atacar o tráfico de drogas, de armas e os roubos de cargas e de carros.
Além disso, as nossas Forças Armadas também vão entrar nessa luta. Vão controlar as fronteiras do Rio de Janeiro. A Aeronáutica ficará de olho nos aeroportos, a Marinha nos portos e o Exército vai controlar as rodovias que dão acesso à cidade.
Vamos atacar a violência em outras frentes. Em 10 de dezembro -Dia Mundial dos Direitos Humanos- apresentaremos, para análise da sociedade, a primeira versão do Plano Nacional dos Direitos Humanos. As entidades interessadas terão um prazo de 60 dias para analisar a nossa proposta e apresentar sugestões.
Governador Marcello Alencar, a força da união de um povo é irresistível. Esta corrente pela paz vai iluminar a caminhada da cidade que é o farol do Brasil, a caminhada do Rio de Janeiro rumo ao desenvolvimento e à justiça social sem violência.

Texto Anterior: FHC apóia caminhada em programa de rádio
Próximo Texto: Ex-deputado do CE é condenado a 13 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.