São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poe sai das trevas e entra no computador

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), mestre do terror e da imaginação, transformou-se em fonte de inspiração para um novo jogo em CD-ROM para PC e Macintosh.
"The Dark Eye", da empresa Inscape, está sendo lançado esta semana nos EUA. Promete conduzir o jogador às trevas dos contos de Poe, sob narrações sombrias do escritor norte-americano William S. Burroughs.
"The Dark Eye" desafia o jogador a desvendar uma história complexa a partir da escolha de diferentes personagens de Poe.
É possível navegar e participar de vários contos, como do clássico "O Barril de Amontillado", parte da antologia "Histórias Extraordinárias" do autor.
Em "O Barril de Amontillado", o narrador embaça com álcool a razão de um amigo injurioso, Fortunato, e o aprisiona para sempre atrás de uma parede de pedras.
O cenário do jogo, em duas e três dimensões, foi criado por Doug Beswick, responsável pelas produções dos filmes "Beetlejuice", "Aliens" e "A Família Addams".
O CD-ROM também abre as portas para vários contos e poemas completos do escritor, narrados na voz cavernosa de Burroughs.
Um dos poemas dessa parte do CD-ROM é "Annabel Lee". A obra teve como inspiração a prima e mulher de Edgar Allan Poe, Virginia Clemm, com quem o autor se casou quando ela tinha apenas 13 anos.
Há ainda várias imagens em movimento tiradas de mais de uma dúzia de filmes realizados a partir de histórias do escritor.
A sonorização do CD-ROM é uma atração à parte. Realizada em separado pela empresa Headspace, impregnou o jogo com músicas melancólicas e intercaladas por sons e gritos horripilantes.
A Inscape, que está lançando o CD-ROM nos EUA, informa que ainda não definiu um distribuidor do jogo para o Brasil.
Informações sobre importação do CD-ROM podem ser obtidas com a empresa KillerApp Communications, tel. (001-213) 939-5991.
Nos EUA, "The Dark Eye" tem preço de sugestão de US$ 60.

Texto Anterior: Turma do Senninha ajuda a pintar na tela do micro
Próximo Texto: Internet oferece biblioteca virtual com poesias e contos do autor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.