São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Houve tráfico de influência, diz relatório

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O relatório da Polícia Federal feito com base no "grampo" dos telefones do embaixador Júlio César Gomes dos Santos conclui que o então chefe do cerimonial da Presidência da República realizava tráfico de influência.
A Polícia Federal afirma no relatório que o embaixador usava "de seu prestígio e cargo no governo federal para conseguir favores e vantagens para, principalmente, empresários".
O relatório foi elaborado com base nos telefonemas gravados durante os dias 1º e 22 de setembro. A Folha obteve cópia do relatório e da degravação da fita em que a PF afirma que foram reproduzidas as 13 conversas do embaixador.
No caso do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) a PF descreve o papel do embaixador assim: "Obter informações sobre o assunto e agendar reuniões, de José Afonso, com ministros e políticos que estejam envolvidos na discussão do Projeto Sivam".
José Afonso Assumpção, dono da Líder Táxi Aéreo, representa no Brasil da empresa Raytheon, contratada para executar o projeto.
O relatório conclui que as gravações constantes na fita "mostram com clareza a influência de JC (Júlio César) no governo e a inteira confiança que seus amigos empresários depositam nele para conseguir favores e vantagens".
A PF faz, no relatório, um perfil do embaixador."Tem acesso direto ao presidente da República. Seu círculo de amizades é composto por políticos, embaixadores, empresários e jornalistas e alto escalão do governo. Está constantemente em colunas sociais de jornais do Rio de Janeiro e Brasília".
O relatório afirma que o período de escuta telefônica foi curto para identificar os benefícios que o embaixador poderia obter com os favores concedidos aos seus amigos e empresários, mas sugere: "Talvez, em 'agradecimento' aos favores prestados, José Afonso convida JC para uma festa em Las Vegas, nos dias 24 e 25/09/95 e manda um avião à Brasília para conduzi-lo aos Estados Unidos".

Texto Anterior: Supercomissão inicia agora "fase técnica"
Próximo Texto: Conheça trecho da escuta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.