São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeita de fraude faz Unicamp anular prova

FRANCISCO CELSO JORDÃO
RAIMUNDO DE OLIVEIRA

FRANCISCO CELSO JORDÃO; RAIMUNDO DE OLIVEIRA
DA FOLHA SUDESTE

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anulou ontem a prova de redação da 1ª fase do vestibular, realizada no último domingo, e marcou um novo exame para 13 de janeiro, um dia antes da segunda fase.
A anulação foi definida porque a universidade constatou semelhança de uma das questões da prova -o tema C para redação- com um exercício de uma apostila do Colégio Integral, de Campinas.
A questão da Unicamp e a da apostila do integral citam trecho semelhante de entrevista que o biólogo Stephen J. Gould deu à "Veja". Na Unicamp foi pedido que os vestibulandos elaborassem uma carta a partir do tema. Na apostila, era pedida uma dissertação.
A apostila do Integral que contém a questão semelhante à da prova foi elaborada pelos professores Maria Luiza Abaurre e Francisco Antônio Furlan. Furlan saiu do colégio em 93 e Maria Luiza continua dando aula na escola.
Os dois são membros da Coordenação Acadêmica e de Pesquisa do Vestibular, responsável por elaborar sugestões de questões para o vestibular.
Eles foram afastados de seus cargos junto com a coordenadora, Maria Bernadete Abaurre, irmã de Maria Luiza. Maria Bernadete é professora da Unicamp.
Maria Luiza e Furlan foram contratados temporariamente como colaboradores da coordenação.
Os três professores não foram encontrados pela reportagem para comentar o assunto durante todo o dia de ontem.
A universidade criou uma comissão de sindicância interna para apurar o caso. É a primeira vez que uma prova é anulada em dez anos de existência do vestibular.
50%
Havia três temas propostos para redação no vestibular. O candidato deveria escolher um deles. A prova de redação é eliminatória e equivale a 50% da nota da primeira fase.
As 12 questões dissertativas da primeira fase não foram anuladas, mas serão corrigidas junto com a prova de redação.
Todos os 32.723 vestibulandos que fizeram a primeira fase estão automaticamente convocados para a segunda fase, que começa em 14 de janeiro, pelo fato de não haver tempo de os organizadores do vestibular corrigirem as provas de um dia para outro.
As provas dos candidatos que não forem aprovados na primeira fase serão ignoradas para correção da segunda.
A coordenação do vestibular vai divulgar em 28 de dezembro os locais da primeira e segunda fases, que devem ser alterados.
Coincidência
O coordenador geral do vestibular, Jocimar Archangelo, acho que "tudo isso é uma coincidência". "Não acredito em fraude", afirmou.
Archangelo não revela quem são as pessoas que participam da banca que elabora as questões do vestibular para "preservar a identidade dos membros e evitar qualquer tipo de pressão". Cada banca possui cinco membros e é responsável por uma disciplina. Existem sete bancas na primeira fase e nove na segunda.
Ele não quis revelar se Maria Luíza e Furlan participaram diretamente da elaboração da prova.

LIGUE para o Folha Informações Vestibular, 900-0318, e saiba mais detalhes sobre o vestibular da Unicamp. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo.

Texto Anterior: Preso um dos 6 ladrões mais procurados de SP
Próximo Texto: Anulação deixa alunos surpresos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.