São Paulo, sexta-feira, 1 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lojas já podem abrir até meia-noite

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje e durante todo o mês de dezembro o comércio de São Paulo pode abrir suas portas até a meia-noite.
A abertura de shopping centers e lojas de rua também está liberada aos domingos, no mesmo horário, com exceção do dia 24, quando o comércio deve fechar às 18h.
O funcionamento do comércio nesse horário, permitido por um decreto do prefeito Paulo Maluf, vai variar de acordo com o estabelecimento.
Lojas e shoppings deverão funcionar até mais tarde nos dias mais próximos do Natal. Poucos, no entanto, vão ficar abertos até meia-noite.
A maioria dos principais shoppings da cidade vai abrir até as 23h de segunda a sábado (leia quadro ao lado).
Aos domingos, o horário dos shoppings também é variado. A maior parte (Center Norte, Paulista, West Plaza, Plaza Sul, Ibirapuera e Eldorado) vai abrir até as 20h. No dia 17, o Ibirapuera fica aberto até 22h.
Outros vão funcionar até as 18h, como Morumbi e Iguatemi.
Desde o início desta semana, as lojas da rua Oscar Freire, nos Jardins (zona oeste), estão funcionando até as 20h (uma hora além do normal), de segunda a sexta.
Esse horário será mantido até a semana anterior ao Natal. Entre os dias 18 e 22, as lojas, que abrem às 10h, funcionarão até as 22h.
Aos sábados, o horário será ampliado em quatro horas a partir de amanhã. As lojas devem abrir até as 18h.
A expectativa de vendas para o fim de ano é boa, embora os lojistas esperem um movimento inferior ao de 94.
Segundo Nina Bastos, proprietária da galeria de arte Trilha Arte Contemporânea, na Oscar Freire, os comerciantes esperam vender, de hoje ao dia 23, três vezes o que venderam em novembro.
Para Murad Salomão Saad, 79, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo, os domingos mais importantes para as vendas de Natal serão os dias 10 e 17.
Ele diz que o próximo domingo (dia 3), o primeiro do mês, deve ser fraco em vendas para os comerciantes que optarem por abrir suas lojas. "As vendas de dezembro esquentam após o dia 5, quando as pessoas recebem seus salários", afirma.
Nos supermercados, que também são atingidos pela liberação de funcionamento, o horário vai variar de acordo com a rede.
Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os horários devem ser esticados com a aproximação do Natal.
Apesar disso, de acordo com a Apas, dificilmente os supermercados abrirão até a meia-noite. Aos domingos, o mais provável é que as lojas fechem às 15h.

Texto Anterior: Doença cresce entre mulheres
Próximo Texto: Prefeitura e novo shopping discutem preço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.